Tuesday, October 20, 2009

Postais do Sonho - Fartura

































Buenos Aires
[All photographs © by M.João : all rights reserved]
Gotan Project - Una Musica Brutal







Bah… há qualquer coisa de abusado neste passeio de cães. Não que esta matilha seja estranha à fauna citadina das duas Américas. Mas a mim, que habito uma imitação de urbe europeia, tantos mimos e cuidados com os bichanos parecem-me um desperdício.


Quando me deparo com esta fartura em Buenos Aires, vem-me à ideia a escassez de que ali se queixam nas manifestações, os agricultores e outros que tais.


Bem, talvez entenda aquele excesso, se considerar que é mais um devaneio urbano, que combina com a jovialidade das mulheres nos bares,, com o barroquismo decorativo dos hotéis,,, com o espavento das borracheiras.


Mau,,,, já não combina tanto com os vendedores nas avenidas centrais.
Mas isso é outra “Música Brutal”.


Maria João


5 comments:

PortoCroft said...

mj,

Buenos Aires é uma cidade que gostaria de visitar. Apesar de tudo, o nível de pobreza deve ser bem menor que no Brasil, por exemplo. Essas paragens, sobretudo por razões históricas, seduzem-me. O Uruguai é outros dos países onde gostaria de ir.

mj said...

B. Aires estende-se por suburbios densos e pobres, como os das outras cidades da América latina, mas de um modo menos chocante do que no Rio ou S. Paulo. A área central de BA que conheço é bastante policiada e pode-se andar despreocupadamente. Já em Montevideo, há uma vida urbana inesperadamente calma e segura.

ram said...

Mais uma boa reflexão, optimamente ilustrada - as usual - e magnificamente musicada.
Devo rumar às terras do Tango no próximo ano. Consta-se que corro sério risco de encontro familiar! Coisas de bisavô! :)
Seguir-se-á o Chile.

mj said...

Agradeço a simpatia, RAM. Que graça ter laços com essa terra de gente tão entusiasmante.

mj said...

Pela grandiosidade da ocupação do território e da sua organização social (ainda que geradora de muito crime), as favelas cariocas e os ranchos venezuelanos são avassaladores. Nada que tenhamos visto no Ocidente, nem nada que se pareça a campos de refugiados e desalojados em África. Dou-te razão, são imponentes a dominar a paisagem e, em configurações caoticas e fascinantes, rebentam com todas as costuras das estéticas clásicas :) Todavia, não conheço o equivalente em BA - mas sei que não se misturam com a 'grande' cidade .
Dos Gotan Project tenho quase tudo :) :), pq adoro-os.