Monday, December 21, 2009

Postais do Tempo - Delicadezas

Dim Sum e Hallaca
[All photographs © by M.João : all rights reserved]
Pink Martini - Kikuchiyo To Mohshimasu  (Veja Vídeo)

O Dim Sum é a coisa mais delicada que conheço.
Coisa-refeição, não coisa-gente ou pedaço de gente, nem coisa-pensamento, nem coisa-intenção. Nada dessas delicadezas cognoscíveis e transcendentais.
Quando me deleito a sonhar com delicadezas - para combater a crise - vem-me logo à ideia o Dim Sum. Outras vezes, tu, o mar e os pinhais vêm primeiro.


São pequenos bolos salgados ou agridoces - cozidos no vapor, ou fritos - envolvidos em massa fina de pão, recheados de peixe, marisco, carne, ou legumes.
Onde me foram apresentados, serviam-se com chá, num pequeno almoço tardio.
E eram, durante todo o ano, a festa do encontro. Transportavam-se a fumegar, dentro de recipientes de bambu, numa aura informal de comemoração. Aquela que construímos com amigos e que experimentei com a saudosa Miss Aura, que mos deu a provar no Oriente.


Por falar em delicadezas, acompanhei recentemente, durante 48 horas emocionantes, uma refeição mais elaborada, confeccionada por amigas venezuelanas: a Hallaca.
Quem queira saber melhor do que se trata, poderá pesquisar na net. Para encurtar, diria que é a antítese duma refeição de crise e serve-se no Natal. Leva muitas carnes, muitos recheios latino-americanos e europeus e demora um ror de tempo a cozinhar.


São delicadezas assim que curam lamentos destes: “Kikuchiyo To Mohshimasu… Furueteta... furueteta… Itsuka sahishiku, itsuka sabishiku… Nureteita....nureteita” (Her name was Kikuchiyo… Why this sadness... why this sadness?… And then, the blush in her tender cheeks…Turned to tears… lonely tears)


Maria João


No comments: